Our amazing new site will launch in

As crianças e a atenção




“Podemos realizar tudo o que achamos certo e da melhor forma possível para o nosso filho e, ainda assim, fazer o melhor não é o bastante. Na verdade, fazer nunca é o suficiente se negligenciamos o ‘ser’.
(…) Como levamos o ‘ser’ para a vida de uma família atarefada, para o relacionamento com os nossos filhos? A chave é lhes dar atenção. Uma delas podemos chamar de atenção baseada na forma. A outra é a atenção sem forma. A atenção baseada na forma está sempre vinculada de alguma maneira a fazer ou avaliar. “Já fez sua lição de casa? Escove os dentes… faça isso… não faça aquilo…”.
Qual é a próxima tarefa? Essa pergunta resume muito bem aquilo com o que a vida familiar se parece num grande número de lares. A atenção baseada na forma é necessária e tem seu lugar. Porém, se ela for tudo o que existe no relacionamento com os filhos, é porque a dimensão essencial está faltando e o ‘ser’ se torna totalmente obscurecido pelo fazer (…).
A atenção sem forma é inseparável da dimensão do ‘ser’. Como ela funciona?
Enquanto observamos, escutamos, tocamos ou ajudamos nossos filhos, permanecemos atentos, calmos, inteiramente presentes – tudo o que queremos é aquele instante como ele é. Dessa maneira, damos lugar ao ‘ser’. Nesse momento, se estamos presentes, não somos o pai nem a mãe, e sim a atenção, a calma, a presença que está escutando, olhando, tocando e até mesmo falando. Somos o ‘ser’ por traz do fazer”.
* Trechos retirados do livro “O despertar de uma nova consciência”. Editora Sextante.

Dicas de como fazer crochet e artesanato

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive