Our amazing new site will launch in

COMO CIRZIR CROCHE
















Olá, amiga (o)!






Hoje vamos falar de COMO RESTAURAR CROCHÊ. Quero te mostrar, no 1º VÍDEO,  como faço quando preciso substituir  pontos de carreiras externas , ou seja, pontos das bordas... E no 2º VÍDEO como fazer uma restauração, remendo ou cirzido no centro do trabalho... Estranhou?  É isso mesmo!!!  Você nunca restaurou, cirziu ou remendou uma peça de crochê?  Uma RESTAURAÇÃO INVISÍVEL, é lógico! Como aqueles que se fazem nos tecidos, não deixando nenhum sinal. Não!? Eu te afirmo que é possível restaurar crochê, sim! Afirmo também que posso dizer que fica perfeito.Venha comigo que te mostrarei como faço isso. 




Não podemos desprezar uma peça, por menor que seja, simplesmente porque se estragou. Existem aquelas que têm toda uma historia: Que era da avó e que foi da mãe e que agora é sua. E que vai ficar para a filha que depois pode repassar para sua neta. Uma herança que vem dos nossos antepassados queridos. Peças como essas não têm preço. Elas têm, sim,  uma valor sentimental incalculável. Queremos preservá-las a qualquer preço, não é mesmo!? Restaurar a peça sem no entanto deixar vestígios disso é a questão. Então, se isso já te aconteceu e você não soube o que fazer, ou se te acontecer algum dia,  veja uma das inúmeras soluções para efetuar essa restauração. 





 1º VÍDEO te mostro como restaurar uma das partes externas da peça, o que é bem fácil. 































































































2º VÍDEO:

Podemos, também, RESTAURAR CROCHÊ no centro de uma peça. É mais difícil, mas é possível.  Portanto, de agora em diante se, por um acidente qualquer, alguma de suas peças for danificada, não se desespere, isso não será mais problema.  Veja o vídeo que fiz para você te mostrando como consertei um quadradinho de crochê. O vídeo não está muito bom por ter sido filmado à noite e a luminosidade estava péssima. Mas dá para entender direitinho. Veja! 















































































Você viu como estava a minha peça, agora veja como ficou depois da  restauração. Eu gostei muito do resultado final. A foto não é das melhores porque fotografei a tela do vídeo. Mas dá para você ter uma noção. 


Quando da restauração, se você ainda tiver um restinho de linha, da peça que você teceu, melhor! Se não tiver, a solução é bater pernas nos bazares e procurar muuuito. Não achou? Não se desespere... Procure o mesmo fio com um tom que mais se aproxime da cor da sua peça. A diferença será pequena se comparada a peça danificada. Melhor restaurada do que perdida, não é mesmo?



Use a agulha de croche recomendada pelo fabricante para aquele fio... Assim seu cerzido terá mais possibilidade de ficar invisível. 





Se o fio da sua peça já estiver desbotado devido ao tempo de uso, teça uma  pequena amostra com a quantidade de fio que você vai precisar. Depois disso lave a peça por diversas vezes. Deixando de molho em água com sabão e lave-o delicadamente para que desbote até a cor em que se encontra a sua peça. Depois é só tecer. 





E se for branco e a peça está mais amarelada? Vich!!!! Lave e deixa secar com um pouquinho de sabão... Não deu certo? Então mãos à obra... Dê uma boa lavada e clareada na sua peça antiga... Ok?









Respondendo a e-mail:





Liane me mandou o seguinte e-mail:



"... Excelente post, quem já não precisou cerzir (a propósito, é cerzir e não cirzir - http://www.dicio.com.br/cerzido/ ) um crochet? Estes tempos tive uma colcha grande e precisei fazer justamente isso.






abraços Liane" quinta-feira, 19 de maio de 2011 21h16min00s BRT".



RESPOSTA:


O correto é CIRZIR ou CERZIR? Visite a pagina que ela indicou e veja: http://www.dicio.com.br/cerzido/ . Confesso que quando do post fiquei em duvida e fiz uma pesquisa sobre como escrever. Consultei alguns sites e decidi por escrever da forma que eu pronuncio: "cirzir", tendo em vista que encontrei as duas formas de se escrever como corretas. Naquele momento não vi esse site que ela me indicou. Encontrei no VERBOMATIC http://www.verbomatic.com/pt/Verbo-cirzir, dentre os vários pesquisado,    que  tem até as conjugações. Passe por lá e veja. Optei pela forma que ele escreve e conjuga.  


Pesquisei mais e veja o que encontrei no site a seguir... http://www.priberam.pt/dlpo/Conjugar.aspx?pal=cerzir 


É inacreditável!!!! Assim fica difícil saber a forma correta de se escrever a nossa língua. Caso você tenha alguma sugestão estou aberta a recebê-las. Respeito a nossa língua e como já disse outras vezes repito. Eu não sou nenhuma Expert em português. Mas gostaria de escrever corretamente pelo menos os títulos ou os nomes dos temas das matérias. Acredito que eu deveria ter escrito COMO RESTAURAR CROCHÊ ou COMO REMENDAR CROCHÊ :-))) Assim não estaríamos nessa duvida. Vou deixar meu post como está mesmo, por enquanto, porque já divulguei e já está na rede. De qualquer forma, agradeço sua sugestão, tendo em vista que é muito válido o estudo da nossa lingua e nunca é tarde para aprender. 





Atualização...



Veja o que disse a Valeria, uma amiga leitora e que faz trabalhos de crochês maravilhosos. Sua etiqueta é a DAMAMI, seu blog é o DA MAMI...  Se você quiser fazer alguma encomenda escreva para ubaval@hotmail.com  .



Inclusive, quero te dizer que daqui a alguns dias publicarei uma sugestão dela de como conduzir linha no arremate que achei super interessante. Aguarde!


 "Sonia  Bom dia! Como diz o assunto, acho que é a língua que mais tem duplicatas de palavras. Isso vem de nossas raízes Portuguesas: como cerzir, que é aceito nas duas versões (cirzir) temos  paralelepipedo que em alguns dicionários mais antigos ainda aparece também na linguagem herdada, como paralelepipido. Essa palavra em questão me fez recorrer a varios  dicionários na época; pois que meus filhos estavam no 1º ano e a professora escreveu na forma herdada e eu fui buscar a forma correta e qual não foi a surpresa em achar várias palavras em que são aceitas as duas formas. Então amiga você não está errada. É a nossa língua que tem raízes que ainda não foram cortadas e vem mais uma mudança agora em 2012 que vai trazer ainda mais confusão. Um grande abraço. Valéria"







ATENÇÃO!!!  Atualizando... 


"Assunto: sobre a dúvida quanto ao cirzir/cerzir 




De   Valéria Tarelho 


Olá, Sônia, aqui é a Valéria do "cara de gato", tudo bem com você? 

Estive lendo no seu blog a "polêmica" do cirzir/cerzir e, como vivo da escrita, sempre tenho que me  policiar para não cometer gafes [perdoáveis, menos quanto a pessoa se intitula escritor/a, aí o povo cai em cima..rss], então aí vai uma dica para quando surgir uma ponta de dúvida: 


O site da Academia Brasileira de Letras disponibiliza online o VOLP [Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa], atualizado com as novas regras ortográficas e lá são registradas todas as palavras existentes em nossa língua, se você fizer uma busca e receber informação de que nenhuma palavra foi encontrada, é porque ela não existe oficialmente.


Eis o link que vai direto ao sistema de buscas:



Fique tranquila que "cirzir", embora não seja de uso frequente [usa-se mais o "cerzir" e muitos dicionários nem relacionam o outro termo], existe em nosso idioma.


O VOLP não é dicionário, por isso não traz o significado da palavra, só a classificação como verbo, adjetivo, etc..., mas graças a ele sabemos se tal palavra é aceita oficialmente [muitas que pensamos existir são termos regionais, ou gírias e ainda não foram registradas porque não são faladas pela maioria da população]. 


Desculpe o texto longo e a intromissão no assunto, mas como faço uso frequente desse sistema de buscas, achei que deveria não só compartilhá-lo, como te tranquilizar e acabar com a dúvida: você cirziu direitinho :)


Grande abraço,


Val




http://caradegatoartes.blogspot.com"



RESPOSTA:



Valéria foi de grande ajuda sua manifestação. Muito obrigada por sanar a nossa duvida, amiga! 







Amiga, o poema a seguir vem a calhar com essa matéria de hoje:









Por tantas noites venho recolhendo,


pedaços de mim que o vento espalhou,


trapos envelhecidos que tento cerzir


do pouco que de mim, ainda restou...





Partes feitas do silêncio, outras dos ruídos,


razão de lutas e sacrifícios, que juramentei


fragmentos hoje de necessários remates,


nas pausas que sequer lembro, onde parei...





Sim, tenho aprendido a recosturar


os rasgos de mim, em danos reparáveis,


juntando um a um, no passo a passo,


quando julgo, serem todos recicláveis...





São os meus mais íntimos retalhos


que me descreve na forma que sou,


sinais e cicatrizes, riscos de minh'alma


razão do meu existir, meu cobertor





Depois, de cada pedaço remendado,


bordarei escritos, nos refeitos que gerei


farei bordas coloridas, em rendas de fino trato


e tranquila sob o manto protetor, descansarei... 


Lívia Apetitto"







Lívia Apetitto é de Franca, São Paulo, Brasil


Seu blog  é o Palavras e Poemas






Leia também, no Site de Poesias, o poema Remendos Abstratos  acessando o link a seguir... http://sitedepoesias.com/poesias/35225







Abraços com carinho,   





BONS CROCHÊS!




Dicas de como fazer crochet e artesanato

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive